quinta-feira, 20 de maio de 2010

ESCALAÇÃO PESADA EM EUROS!

A estrela é Kaká, que eu, particularmente, não gosto.

É um dos jogadores milionários do milionário clube “Real Madrid”, da Espanha, e, diga-se de passagem, está jogando de maneira desprezível no Real e no real. Kaká dribla pouco e não possui lançamentos plásticos geniais como os do Ronaldinho Gaúcho. A jogada clássica de Kaká é dar uns passos largos com a bola e chutar de longe para o gol que, muitas vezes acerta, ok, vá lá... mas ultimamente tem errado muito. Mas ainda assim é pouco para um “camisa 10” (estrela) de seleção brasileira.
Considero este o pior meio-campo da história da seleção brasileira que até hoje eu vi. O esquadrão mortal é: Josué (ex-São Paulo), Gilberto Silva (Ex-Atlético), Kléberson (Flamengo), Felipe Mello (ex-Flamengo), Elano (ex-Santos), Ramires (ex-cruzeiro), Kaká (ex-São Paulo) e Júlio Batista (ex-São Paulo).

O Ataque também deixa a desejar, embora eu tenha gostado de Nilmar, Luis Fabiano e, até mesmo do Grafite, que não é lá o mais badalado na mídia, mas foi artilheiro do campeonato alemão na ultima temporada com gols lindos que, felizmente, pude ver na TV! Adriano, que era quem concorria a essa vaga, não liderou a artilharia nem do “Cariocão”. Não sou moralista e não acho que Adriano deveria ficar de fora por causa da noiva ou por causa da “Chatuba”, acho que ele deveria mesmo ficar de fora pelo mal futebol e por ter corrido do pau na Itália em busca de um futebolzinho mais fácil e meia boca no Rio de Janeiro.

Não gostei da convocação do Robinho, embora ache seu futebol mais interessante que o do Adriano. Neste caso, a influência da seleção brasileira na cotação do mercado da bola é fundamental para compreender isso tudo, na minha opinião. Robinho se tornou faz um tempo a “gracinha” da rede Globo. O atacante favorito de Galvão Bueno, atacante que aparece no casseta e planeta, aparece tocando pandeiro, rindo, fazendo piadinha etc coisa e tal.

Robinho foi vendido ao Real Madrid no auge, por 50 milhões de dólares! A passagem de Robinho pelo Real foi aquém do esperado. Após a passagem fraca pelo Real, foi vendido ao Manchester City por um preço ainda alto, 42 milhões de EUROS, decadência no que deveria ser a idade do auge de um jogador de futebol!

Vale lembrar que os donos do Manchester city são parte de um grupo dos Emirados Árabes liderados por, ninguém menos que, Kia Joorabchian, que é dono da MSI (media sports investment). Em 2004 mantiveram uma parceria com o Corinthians fraudando bisonhamente o campeonato brasileiro de 2005 e garantindo o título ao “timão”. Em 2007 toda a lua de mel com o Brasil chegava ao final quando a justiça federal acatou a denuncia do MP contra a MSI por lavagem de dinheiro.

A convocação de Robinho, tirando pelo discurso oficial de Dunga, não deveria fazer o menor sentido. Desde os 17 anos, praticamente, ele não faz boas partidas, jogou decepcionantemente mal no Real Madrid. No Manchester city onde, às vezes, ele não ficava sequer no banco de reservas. Sua passagem na Inglaterra é desastrosa (ele está apenas emprestado ao Santos). Teve que pedir “arrego” e voltar com o rabo entre as pernas para disputar o campeonato paulista onde consegue se destacar devido o patético nivelamento por baixo. Faz parte da leva de atacantes que estavam mal sucedidos lá fora e retornaram ao Brasil para se manterem na mídia e no imaginário popular da torcida de times de massas, principalmente (Ronaldo no Corinthians, Wagner Love e Adriano no Flamengo, Fred no Fluminense e etc).

Dunga gosta de afirmar que os jogadores tiveram tempo para superarem eventuais “más fases” e provar que merecem a camisa amarela, Dunga gosta de repetir que esperava que jogadores “construíssem sua casinha na seleção brasileira”, mas Robinho, contraditoriamente, não fez nada para testificar isso neste ultimo ano. Jogou quase 40 partidas pela seleção e fez 13 gols. Sua média de gols por jogos é de cerca de 0,3, a título de comparação, menor do que a de um jogador como Daniel Carvalho por exemplo. Em que pese tudo isso, Robinho é o atacante de cadeira cativa com Dunga.

No Santos, Neymar registrou 33 gols em 69 jogos. Robinho, em 69 jogos pelo Santos, entre 2002 e 2003, havia feito 18 gols. Robinho chegou ao 33º gol apenas na 106ª partida, em 2004. No campeonato paulista deste ano, em 19 partidas marcou 8 gols.

Independente nos gols, uma convocação para seleção brasileira elevaria a cotação de Robinho e garantiria uma boa transferência para Kia... quer dizer, para o Manchester City!

Dunga já fez outras caridades para cartolas de Futebol. Nesta lista, Flamengo e São Paulo são os favoritos. Convocou Jonatas, do Flamengo (esquizitamente e inexplicavelmente), em 2006, logo após ele foi vendido ao Espanyol por 5,5 milhões, uma valorização relâmpago pré-venda. Com o Ilsinho, do São Paulo, após apenas uma convocação em 2007, foi vendido para o Shakhtar por 30,5 milhões. Vestir uma camisa amarela num jogo oficial pode render muita grana para alguém, e nada é por acaso.

No geral, “heróis” dos gramados costumam render muito dinheiro fora de campo mesmo depois de muito tempo (mesmo após o fim de seu apogeu). A chegada de Beckham ao Real Madrid, por exemplo, aumentou em 40 milhões de Euros a arrecadação do clube. Ronaldinho Gaúcho aumentou de 10 para 20 milhões a arrecadação do Milan. No Corinthians, a chegada de Ronaldo fenômeno representou uma arrecadação de 19 milhões só com patrocínios. Na época de sua estréia, em apenas uma tarde, o Corinthians vendeu todas as camisas “9-Ronaldo” em sua loja oficial, o que significou uma receita de 13.500 reais. Cada gol de Ronaldo com a camisa do Corinthians valem mais de 250 mil reais.

Futebol é uma bolsa de valores de cartas bem marcadas.

Ai vai a escalação na íntegra, para quem ainda não viu, e na frente do nome dos convocados vai os clubes que revelaram cada jogador ou clubes onde viveram melhor fase enquanto jogavam no Brasil. Dessa lista apenas 3 ainda estão no Brasil.

Julio Cesar – Flamengo

Gomes - Cruzeiro

Doni Corintians e santos

Juan - Flamengo

Lucio - Inter

Luisão - Cruzeiro

Tiago Silva - Fluminense

Daniel Alves - Bahia

Maicon - Cruzeiro

Michel Bastos – Atl Paranaense e Grêmio

Gilberto – Do cruzeiro

Gilberto Silva –Atlético Mineiro

Josué – São Paulo

Felipe Melo - Flamengo

Elano - Santos

Kleberson - Flamengo

Kaka – São Paulo

Julio Batista – São Paulo

Luis Fabiano – São Paulo

Nilmar - Internacional

Grafite – São Paulo

Robinho - Santos

Um comentário:

  1. Robinho recebeu essa semana propostas do Milan, Chelsea e até do próprio Real Madrid, que havia o dispensado!!

    ResponderExcluir