quarta-feira, 14 de abril de 2010

TERRA PARA QUEM NELA VIVE!

Este final de semana estivemos em Aracruz acompanhando o drama da comunidade da Portelinha.
Trata-se de uma área da prefeitura que havia sido doada ao Polo Industrial da cidade. A instalação do polo deixou de lado um pequeno trecho que não tinha utilidade. Depois disso, 160 familias foram, ao longo de 4 anos, se instalando vivendo, se juntando, trabalhando na Portelinha.
A região é muito bem cuidada, limpa, não possui problemas com tráfico de drogas e nem violência. Muitas casas plantam hortas e pés de árvores frutiferas.

Recentemente a prefeitura começou a ameaçar essas famílias de despejo, argumentando que o MP haviadado esta ordem com o argumento de que aquelas famílias estariam causando danos ao Meio Ambiente.

O interessante é que o municipio de Aracruz é conhecido por ter devastado sua mata atlântica para o plantio de Eucalipto para a empresa Aracruz Celulose, hoje, Fibria.

Essa ameaça foi suficiente para o povo começar a se organizar. Familias sairam as ruas na cidade de Aracruz e, na segunda feira, fomos até a câmara de Vereadores pressioná-los para que interviessem junto ao prefeito. Foi tirada uma comissão da qual fizeram parte algumas lideranças da portelinha, além da advogada Gilcinéia, eu, pelo movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), e o Vitor César pelo DCE da UFES.

Nessa reunião os vereadores firmaram um compromisso de se reunirem com o prefeito no dia seguinte.

O Movimento reivindica que a área da Portelinha seja doada aquelas famílias de uma vez por todas.

Ontem, de volta a Vitória, tivemos a notícia de que a ordem de despejo havia sido retirada temporáriamente. Agora a luta deve se intensificar.

Estaremos publicando neste blog notícias do andamento da luta popular na comundiade da Portelinha, em Aracruz-ES.

Saudações Socialistas
Tadeu Guerzet

18 comentários:

  1. O que esqueceu de dizer é que hoje não há árvores lá porque foi desmatado pelos invasores... que os lotes foram vendidos por um "invasor" que se intitulou dono da área... que muitos que estão lá hoje vieram de outras cidades, se aproveitando de uma "oportunidade"... Que muitos que estão lá hoje, já tem casa em outros lugares...
    VAMOS SER SENSATOS E HONESTOS... sei que pode não deixar esse comentário aparecer pois é o mediador e está pró, na causa do pessoal da Portelinha, mas ja dei meu recado... agora cabe a sua conciencia decidir! "Hoje invadem uma área amanhã é minha casa ou a sua... ai você vai protestar!!!
    NÃO AS INVASÕES!

    ResponderExcluir
  2. O prefeito foi omisso e deveria ter tomado as providencias no início das invasões... ter processado o "invasor" que vendia lotes, se aproveitando das pessoas... deveria o Senhor Prefeito, cadastrar as pessoas que realmente precisam e fazer projetos para dar uma casa à esssas famílias!
    Sou contra invasões também... mas sou contra colocar famílias que realmente precisam de um lar, no relento!

    Claudio Lucio - Ibiraçú

    ResponderExcluir
  3. "O Corretor". Como é conhecido o cara que vendia e/ou vende, os lotes!

    Quero ver se esse pessoal todo, for colocado pra fora da Portelinha o que ele vai fazer...

    Dizem as más linguas que ele vendia lote com pagamentos mensais e que chegou a vender um mesmo lote pra duas pessoas...e quando a pessoa não podia pagar um mês ele tomava o lote de volta e colocava a pessoa pra fora da casa... isso tudo com o apoio de outros comparsas e com revolver na cintura!
    Poder paralelo??? Policia nele!!!

    João Carlo - Bela Vista / Aracruz

    ResponderExcluir
  4. AMigos. Eu estive lá e vi pessoas humildes que mal possuem um barraco com 2 cômodos, é um absurdo supor que aquelas famílias possuem casas em outras localidades e optaram por morar em um "barranco". Sobre as árvores do município de Aracruz, quero saber se alguém coloca a mão na cabeça e compare o desmatamento para construir um abrigo e a quantidade de árvores e mata de restinga devastada pela Aracruz Celulose para se plantar Eucalipto.

    Tadeu Guerzet

    ResponderExcluir
  5. Numa cidade de interior é incrível como ninguém sabe dizer quem é o "corretor" que vende lotes de terriotório devoluto na cidade. Quem tem casa fora da portelinha. Ninguém sabe o nome de ninguém.... Nem o prefeito sabia dizer na reunião que fiz com ele... incrível.
    SObre invasões, meu amigo. Toda terra que tem dono no Brasil foi tomada e invadida por alguém. Seja um sujeito de caravela, um portguês, um italiano e etc. Quem decidiu quem era dono da terra no Brasil foi um sujeito branco, homem, de gravata e cabelo branco. Não sejas petulante ao ponto de dizer que só pode ter terra no Brasil quem pode comprar por ela ou quem "invadiu" primeiro...

    Tadeu Guerzet

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite!
    Primeiro quero dizer que o que vc, Tadeu, diz não é o que penso!
    Se dermos o direito de invadir uma área pública ou não, que tem donoou não. Dar-se-a o direito de invadirem uma casa e colocarem pra fora dela uma pessoa que adquiriu por direito essa propriedade!
    Bom! Quanto ao "Corretor",da Portelinha... Sou de Aracruz,nascido e criado aqui, morador do Bairro Nova conquista, em uma casa, construida pela prefeitura, e sei o nome dele: "Sinval"... Podem tentar desmentir, mas é a realidade... foi ele quem começou a invadir aquela área, que desmatou grande parte dali e que impôs um preço aos que alí estão, junto com alguns comparsas... não seja sinico a ponto de dizer que não sabia ou que não sabe, Tadeu!
    Vejo que o que está acontecendo é um ato covarde de sua parte!
    O que talves vc não saiba é que a invasão vizinha à Portelinha começou com um tal "Baiano",(outro vagabundo), que deu no pé, quando o Juiz da época disse que iria atras dele, assim que houvesse um mandado de desocupação daquelas terras... Essa foi a promessa do Juiz, na época... Como não deu em nada, ainda!... o "Corretor" da Portelinha, viu na invasão de terra um meio de Lucrar e fez o mesmo que "Baiano"... Mas Baiano, "se picou, caiu no roçado, se mandou ou como diz no ES... Pocou fora!"
    ah!Na época da colonização... Portugueses, "Sujeito branco, Homem, de gravata e cabelo branco"...estupraram Indias, mataram indios e em seguida negros... e acompanhando seu raciocínio vejo que vc pensa que isso dá o direito de pessoas fazerem o mesmo hoje... então porque não invadem terras indígenas improdutivas??? No nosso município tem um monte de terras assim!!! Quer saber porque? Por que lá a coisa muda de figura... indios são "inimputáveis", e podem até matar alguém que invadir suas terras e nem preso vão pois alegam desconhecimento de que matar é crime.
    Já numa área de invasão do particular ou publica, não indígena,é claro!...os espertalhões, veem essa possibilidade de lucrar... e infelizmente na Portelinha vimos isso acontecer!

    "Não a Invasão!!!

    Carlos Roberto - Nova Conquista - Aracruz - ES

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia!
    Estava procurando algo sobre a Portelinha e cheguei aqui...
    Bom! primeiro quero dizer que sou de Aracruz Sede e me mudei para Guaraná ha alguns anos... Essa mudança se deu por causa da supervalorização dos imóveis... Consegui uma casa compreço mais baixo aqui...
    Pois Bem!...
    No que diz respeito as Invasões, sou totalmente contra... venho de família humilde, mas sou temente a Deus e creio que não podemos pedir restituição do que não é nosso... sei que lá na Portelinha tem evangélicos, pois vi na reportágem um senhor que se denomina "Pastor", como um dos Lideres... Amados! Um pastor deve guiar seu rebanho... deve direcionar seu povo no caminho RETO!
    Deve saber que " As palavras Comovem, mas são os Exemplos que Arrastam!"... E sinceramente, esse pastor e seu Rebanho, não estão dando bom exemplo a ninguém...
    Orem a Deus e peça sabedoria como Salomão fez... e veja se o que fazem é correto...

    Como podemos ser diferentes se agimos iguais aos gentios???
    Quanto aos que usaram o povo de Deus, esses terão o que merecem no tempo certo...
    Querido Tadeu; por mais que saibamos que está nessa causa pra ajudar... não o faz, quando tenta justificar uma invasão...
    "Na definição do termo, o ato de invadir consiste em entrar em um determinado espaço à força... seja esta força empregada, Física ou Moral"
    O poder publico está errando quando deixa famílias sem abrigo, mas será que com ações desse tipo resolveremos o problema ou encadearemos um problema maior?...

    ... Mauricio - Guaraná - Aracruz / ES

    ResponderExcluir
  8. O Poder público é dono daquelas terras...ou seja, terras que não foram utilizadas desde que Portugal chegou no Brasil e deu as terras para as pessoas Brancas e escravizou os negros. O Poder Publico de aracruz cansou de dar terras públicas para os novos donatários, os novos "portugueses"...os Brancos empresários do Polo Industrial, deu uma área enorme para a Jurong...deu para a Aracruz Celulose...
    Porque só o povo pobre não pode ganhar uma terra para construir um teto para sobreviver?

    Seu Deus pregava que "É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma fechadura que um rico herdar o reino dos céus"...Pregava também que "não se acomodeis com este mundo" mas sim devemos transformá-lo...Seu Deus também disse "Não vim ao mundo para trazer a paz, vim para trazer a espada"....

    Seu Deus sempre esteve do lado dos pobres, e não dos ricos.

    ResponderExcluir
  9. Tadeu - respondo

    Senhor Carlos Roberto,
    Vejo que é portador de opiniões muito conservadoras. Ninguéme stá dizendo ue uma pessoa que ocupa uma terra improdutiva pública pode ocupara casa de uma pessoa que faz uso daquele imóvel. Na verdade, a constituição burguesa do seu país prevê que as terras públicas "devolutas" serão prioritáriamente voltadas para a reforma agrária e urbana. É o Brasil que diz isso, e não eu e nem um português neo-colonizador conservador como o senhor.
    NInguém está dizendo que algum índio ou negro deva estuprar alguém Branco. Estou dizendo que um Negro, um dia, veio para o Brasil a contra-gosto, foi obrigado a trabalhar a contra gosto, depois que a escravidão acabou, esse mesmo negro está até hoje vagando pelo país procurando emprego (muitas vezes em São Paulo) sem encontrar e nunca o país (o estado) que trouxe esse negro paracá obrigado e contra sua vontade, virou para ele e disse: "Bom companheiro negro africano, já que nós te sacaneamos tanto e te jogamos no país sem nada no bolso, agora vamos fazer uma reforma urbana e uma reforma agrária para poder te dar direito de sobreviver e para que você não precisa, muitas vezes, ter que recorre a criminalidade e ao tráfico de drogas. Te daremos uma vida digna após 500 anos"

    Tadeu

    ResponderExcluir
  10. SObre os Índios, eles são donos do Brasil. Todas as terras, inclusive a da sua casa, foi roubada dels porque um Braquelo que procurava ouro veio procurar encreca aqui. Aprimeira pessoa que invadiu terra aqui no Brasil não foi índio e nem Negro, foi um branco. Porque o senhor acha que a justiça só existe depois que o senhor adquiriu sua casa? A justiça antiga tyá muito esquecida na memória para ser reparada? ou para punir os assassinos? Só as coisas recentes devem ser reparadas? Se alguém assassinar um parente do senhor, essa pessoa fugir por 20 anos, o senhor acha que não deva se fazer justiça "Pois já passou muito tempo"?

    E se roubarem o seu carro e venderem para outro, e o senhor descobrir quem comprou seu carro... o senhor não vai querer de volta? Mesmo que o sujeito que tenha comprado seu carro não tenha "roubado" ele? O Ladrão verdadeiro pode ter falsificado todos os documentos ou criado outros como foi feito com as terras no Brasil também.

    O que acha?

    Só o senhor merece justiça nesse País?

    Tadeu - continuando a resposta

    ResponderExcluir
  11. "Não vim ao mundo para trazer a paz, vim para trazer a espada..."
    Querido, A espada, no contexto, é um instrumento que usamos não para matar o próximo, mas sim para matar a natureza maligna que está dentro do nosso coração.Veja a seguir:

    Colossenses 3:5 "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;..."

    Quem usou a primeira frase acima para confundir, foi o maligno, que faz isso sempre...Tentando distorcer a palavra de Deus... Você está blasfemando Tadeu! ou nem sabe o que diz... pela sua ignorancia sobre o assunto, fico com a segunda opção!

    Não estou erguendo bandeira sobre a desocupação da Portelinha, apenas opnei por algo que acredito... e Quero alertar ao povo de Deus que abra bem os olhos pois o inimigo é astuto e não dorme nunca!
    "O inimigo ajuda a fazer, mas não a esconder!"

    outra coisa!
    Meu irmão foi assasinado há 15 anos atrás... Sofri na época, e meu coração se encheu de mágoa... mas hoje conheço o algoz de meu irmão, e não penso em me vingar!

    Não queira para si o que não te pertence!
    Já pensou se vc recebesse os flagelos que não são seus?!

    ... Mauricio - Guaraná - Aracruz / ES

    ResponderExcluir
  12. Amigo, você está falando a respeito de sua visão sobre a religião e a biblia. Em relação a isso, pelo seu conhecimento, óbviamente maior que o meu, você sabe que Jesus nunca foi rico e ele sempre questionou a autoridade do César. Nunca abaixou a cabeça para autoridades.

    Vingança é uma coisa, Justiça, é outra... embora sejam parecidas. Você acha seu Deus justo ou vingativo? Permitir com que alguém que não o amou e o adorou passe o resto da erternidade queimando e sofrendo nos horrores do inferno?
    Justiça é algo que seu Deus prega, não é algo que deva ser ignorado.

    ResponderExcluir
  13. Tadeu - responColaborador Maurício...
    NA sua argumentação, bem como no versículo que utilizou para tentar justificar sua argumentação, não vi nada que demnstrasse a justeza de suas opiniões, ou seja, o que você disse é tanto "opinião" quanto o que eu disse.
    No mundo que eu vivo, "espada" é para guerrear contra o que há que vc não concorde... no caso da frase, o mundo!

    Abraços

    Tadeu

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia!

    Opiniões diferentes... Interesses diferentes... Divergencia em dizer e pensar... vc não pode estar falando sério...

    Aracruz é um municipio de paz...
    e em outras épocas vimos morros desmoronar por causa da ganancia de alguns...

    Tadeu! Vc não conhece a história do Município!
    Em um Bairro vizinho chamado Santa Luzia, pessoas invadiram aquelas terras... foram avisados quanto ao perigo e ainda assim insistiram em ficar... passado algum tempo o morro desceu... o que vimos foi horror... estive lá pois morava em Aracruz sede, na época...

    Na Portelinha o risco eminente é por doenças... vc já esteve lá em dias de chuva intensa???... Pois é querido, aquele Rio que hoje mais parece um esgoto, não suporta tanta água e transborda... e vc ainda acha digno morar lá???...
    Em depoimentos de vizinhos de Bairros, quando começaram aquelas invasões, Portelinha e a outra no Bairro Santa Luzia... Os vizinhos afirmaram encontrar em suas casas animais silvestres... alguns com peçonhas como Cobra, Aranhas e lacraias... outros como Gambá (saruê ou raposinha), como também são conhecidos...

    Sei que o progresso deve prosseguir... Sei também que pessoas precisam de lugar pra morar... mas a invasão em questão, destruiu uma mata... e vc deve dizer: "É; mas onde hoje há casas, também ouve desmatamento pra existir!"
    Sim, é verdade! Mas com projeto foram construidas a maioria... e as anteriores foram feitas de forma errada... O que quero fazer entender Tadeu, é que um erro não justifica outro!

    O ato de invadir tira de seus invasores qualquer direito!
    E agora Tadeu,o Prefeito de Aracruz, (escuta essa que é quentinha), quer alojar as pessoas daquela comunidade dignamente!
    Sabe como???

    Pois Bem!
    Em quadras poliesportivas do município... em escolas desativadas... e por ai vai!
    Até construir as casas do pessoal...
    Sabe o que vai acontecer?
    Explico:
    Existe em Aracruz um Bairro chamado Guanabara...
    Com dezenas de casas pra entregar aos funcionários da prefeitura que não possuem casa própria... e lá estão até hoje sem a devida entrega... porque?... interesses políticos!!!!

    E esse pessoal da Portelinha, vai ficar alojado até quando???...

    ... Mauricio - Guaraná - Aracruz / ES

    ResponderExcluir
  15. Tadeu responde o Colaborador Mauricio

    "Um erro não justifica outro". Ok, você pode não concordar com invadir, mas acha que não é um erro derrubar aquelas casas sem ter para onde leva-los? Sem um projeto habitacional?

    Cobras, Saruês, Lacraias e aranhas existem até nas casas aqui em Vitória, na UFES, onde eu estudo e etc. E, na Portelinha, eu já perguntei e todos os moradores me falaram que lá nunca teve enchente e o rio nunca transbordou.

    Sei que a historia do municipio se basea em pouca paz...muito roubo de terras pelas empresas, contra indios e etc.

    ResponderExcluir
  16. Qual é a diferença dos moradores da Portelinha para a Jurong?
    A resposta é única: a Jurong destrói o meio ambiente, explora trabalhadores, concentra riquezas tudo isso em nome de uma farsa de desenvolvimento.
    Já os moradores da Portelinha, representa outra face dessa história, a face do atraso, da pobreza que existe nas periferias de Aracruz e mostra ao poder público o quanto eles são falhos.
    Na verdade o prefeito quer acabar com a Portelinha simplesmente pra tentar esconder a pobreza extrema que vivem boa parte dos moradores da cidade!
    Ademala é uma farsa uma mentira!
    A PORTELINHA É A CARA DE ARACRUZ!

    Waldir. Colatina/ES

    ResponderExcluir
  17. Respondendo equívoco do colaborador Mauricio

    Mauríccio, por sorte, eu estive na reunião com o próprio prefeito. NUma reunião com o Prefeito e o secretariado, uma reunião com a Juíza de Aracruz mais a procuradora e a ouvidora do municipio de Aracruz
    Em todos estes casos, o prefeito, o secretario de habitação e etc falaram: "Não temos opção para mandar essas familias". Euzinho da silva aqui perguntei ao Prefeito: "Senhor prefeito, as 800 casas que você disse que pretende construir, ficam prontas quando? Tem como colocar as familias da Portelinha nelas?" Ele respondeu: Ainda não foi feito nem o processo de licitação...falta mais de um ano".

    Maurício, você acha que morar numa quadra poliesportiva é morar com dignidade? Você moraria um ano numa quadra?

    Depois de muita luta e envolvendo os Direitos Humanos estadual, Bruno Alves, conseguimos ganhar. A Juíza deu um prazo de 30 dias para que a administração de Aracruz apresentasse um projeto habitacional.

    Essa história não é como você está dizendo. Eu estive reunido com o prefeito e com a Juíza. Não existe nada para onde levar aquelas famílias.

    ResponderExcluir
  18. vamos atualisar pois o caso da portelinha agora que esta rendendo,com novas invaçoes e ameças de despejo de varios moradores

    ResponderExcluir